Uma ação rápida da Polícia Civil de Tucuruí deteve na tarde desta quarta-feira (31/05), pelo menos 3 estelionatos que estavam aplicando golpes em pessoas idosas dentro de agências bancárias da cidade.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Dr. Sérgio Henrique, o trio estava aplicando golpe em diversas cidades do estado e teriam se dirigido a Tucuruí após não obter êxito em uma empreitada no município de Tailândia.
“Eles falaram que atuam em várias cidades, Tucuruí é só mais uma delas, inclusive eles estavam em Tailândia ontem, mas alegaram que chegaram tarde da noite e não conseguiram aplicar nem um golpe, e vieram para Tucuruí para iniciar hoje o dia repleto de golpes”
A ação rápida da equipe policial foi possível graças a denúncia imediata da primeira vítima, que procurou a delegacia após ter sofrido golpe de um dos criminosos por volta das 7h da manhã, ao tentar utilizar um caixa eletrônico de uma agência da Caixa Econômica.
Neste primeiro caso, a vítima estava tendo dificuldade para realizar um saque e um dos criminosos se aproximou oferecendo ajuda, após realizar todo o procedimento para o saque, alegou a vítima que o caixa estava com problema direcionando-a para outro terminal, neste momento um segundo elemento se aproxima do caixa inicial e realizada a retirada do dinheiro sem que a vítima perceba naquele momento.
Em diligência imediata, a equipe de policia civil conseguiu capturar o primeiro criminoso, que foi reconhecido pela vítima, confessando o crime e indicando seus outros dois comparsas, que foram localizados em seguida.
No momento da segunda prisão, os dois elementos foram pegos em flagrante aplicando uma outra modalidade de golpe, conhecido como “bilhete premiado” em uma segunda vítima. Dessa vez um dos criminosos aborda o alvo dizendo que não sabe ler, nem escrever e pede ajuda para chegar em um determinado endereço, a vítima então tenta ajudar, no momento em que o segundo estelionatário se aproxima também se oferecendo pra ajudar e afirmando que o bilhete que o primeiro homem tem em mãos é um bilhete premiado, em seguida este afirma que caso os dois o ajudem ele daria uma gratificação pelo auxílio. É neste momento que a vítima é envolvida pelos criminosos na modalidade de golpe, que engana o envolvido com a desculpa de que para que a gratificação seja paga é necessária uma série de dados bancários da vitima, para realizar a suposta transação, e assim rouba-la.
As investigações da equipe policial indica que os meliantes deste trio são naturais dos estados do Maranhão e Tocantins, e os três já tem passagem pelo sistema penal pela prática do crime de estelionato.
O prejuízo causado pelos criminosos é inestimável, uma vez que até mesmo os autores já perderam as contas da quantidade de golpes aplicados nas mais diversas cidades do estado.
Portal Energia FM 97,5 - Mais perto de você!